Plataforma de colaboração coletiva de música sertaneja é lançada

O mercado da música sertaneja está em constante transformação. Há muito tempo deixou de ser atração somente nas cidades do interior dos estados e ganhou os grandes centros, com festas luxuosas em casas de shows. Todos os anos novos artistas alcançam o estrelato e em pouco tempo arrastam multidões enlouquecidas por onde passam. Mas, o caminho até o topo costuma ser demorado e bem caro. A proposta da Produziu, plataforma de colaboração coletiva, é dar um empurrão na carreira de novas duplas e cantores que queiram se tornar mais conhecidos e possibilitar que artistas consagrados interajam com seus fãs, permitindo que eles sejam parte fundamental de seus projetos.

O conceito de crowdfunding, adotado pela Produziu, não é novidade no Brasil. Por aqui, algumas plataformas já são usadas, embora nenhuma seja focada na música sertaneja. Segundo Fred Maran, produtor musical e um dos sócios do projeto, a principal intenção do serviço é ajudar artistas sertanejos em começo de carreira, mas que já têm fama nas suas regiões, a se lançarem no mercado nacional, com a colaboração direta do seu público.

“Conheço muita gente talentosa que passa anos buscando uma oportunidade para gravar suas músicas ou fazer um grande show, mas normalmente desiste do sonho porque esbarra nos altos custos envolvidos nesse processo. Foi pensando nelas que decidimos elaborar uma estrutura colaborativa, na qual os próprios fãs ajudam os seus ídolos a darem esse salto na carreira”, explica Fred.

A plataforma lançada nessa semana, em versão beta, já conta com três projetos de artistas que querem tirar seu sonho do papel. Matheus & Ribeiro, Rodrigo & Di Campeiro e Marcelo & Ricardo são nomes conhecidos em suas regiões e que veem no serviço uma chance de alavancar sua carreira, além de tornar a relação com os fãs ainda mais próxima.

“Nós estamos na estrada há algum tempo e sabemos que o caminho é longo. Vimos na Produziu uma oportunidade de conseguir realizar nosso sonho de gravar um vídeo bem produzido e profissional. Nós acreditamos que isso vai nos ajudar a ficar ainda mais conhecidos, ainda mais se pudermos ter os fãs como responsáveis pelo sucesso”, explica Rodrigo, da dupla Rodrigo e Di Campeiro.

Como em toda plataforma de crowdfunding, quem contribui também recebe recompensas, definidas pelo artista, como forma de agradecimento. Os prêmios podem ser desde o acesso ao produto (CD ou DVD) com antecedência, ou até mesmo assistir a um show em um espaço VIP. É o músico quem decide.

Para Felipe Albuquerque, economista e sócio do serviço, a Produziu vai quebrar paradigmas e deixar os artistas menos dependentes de grandes investidores ou de financiamentos bancários. “Uma pequena colaboração de vários fãs poderá transformar sonhos em realidade e grandes projetos sairão do papel, além de tornar o público o grande responsável pelo sucesso do ídolo”, conclui.

Qualquer artista sertanejo pode cadastrar gratuitamente um projeto na Produziu. Cada campanha tem a duração máxima de 60 dias e, ao final, o dinheiro é repassado ao músico, que é responsável pela execução do projeto. Já as doações, têm valor mínimo de R$ 20,00 e o fã pode colaborar quantas vezes quiser. O serviço já está disponível para receber colaborações do público e em breve terá novas campanhas no ar.

Para conhecer a plataforma, acesse www.produziu.com.

Diego Vivan
Diego Vivan
Assessor de Imprensa – Diego Vivan www.estrategicassessoria.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *