Causas sociais e preconceitos são retratados em clipes de 2016

Preconceito, emoção, racismo, traição, romantismo, causas sociais como a doação de órgãos, desaparecimento de pessoas, e adoção de crianças, são alguns dos temas abordados em excelentes clipes que foram lançados em 2016. Seguindo a mesma linha – do meu gosto, e que isso fique bem claro – da lista que elaborei de 15 músicas lançadas, neste ano, organizei uma lista de 15 clipes que, de alguma forma, me impactaram.

Na lista, quero destacar a iniciativa louvável do cantor, compositor e roteirista Thiago Di Melo. Ele é o único artista a ter dois clipes entre os 15. E, em ambos, “Pra sempre – A história que ninguém contou” e “Minha vida é você”, ele não se preocupa com o que é “comercial” para o mercado fonográfico – muito menos com bebidas, mulheres de biquínis na beira de piscina e baladas – e ousa em realizar duas lindas e emocionantes produções evidenciando preconceito e causas sociais.

Além de Thiago Di Melo, fazem parte da lista os artistas Gustavo Mioto, Luan Santana, Paula Fernandes, Fernando & Sorocaba, Paula Mattos, Zé Felipe, Eduardo Costa, Grupo Tróia, Loubet e Marcos & Belutti. Destaque também para as produções de João Alyson & Adriano, Jeann & Julio e Sinésio & Henrique.

TOP 15:

O clipe da música “Pra sempre – A história que ninguém contou”, do cantor e compositor sertanejo Thiago Di Melo foi gravado em película de cinema nas cidades mineiras de Juatuba, Mateus Leme e Florestal. O clipe conta a história de amor de um casal gay, vivida pelos atores Felipe Titto (Malhação) e Guilherme Acrizio, que enfrenta um drama quando um deles descobre um grave problema cardíaco e precisa de um transplante. Além de abordar o tema da homossexualidade, a produção também tenta conscientizar o público sobre a importância da doação de órgãos. Com o apoio do Hospital do Coração, de Belo Horizonte/MG, o projeto tem todo o lucro revertido para a instituição.

Pra sempre:

O cantor e compositor Thiago Di Melo, também é o intérprete da canção “Minha vida é você”. Ele ainda assina a trilha, direção e roteiro do clipe, que teve a produção e direção musical de Moisés Grava. Gravado no Estado de Minas Gerais, nas cidades de Mateus Leme, Mariana, Ouro Preto, Betim e Juatuba, o clipe conta com as participações da atriz Danielle Winits e do ator André Gonçalves como protagonistas, interpretando um casal que tem a filha adolescente desaparecida.

Neste novo clipe, o sertanejo traz à tona o tema do desaparecimento de pessoas no Brasil, com o objetivo de levantar a discussão e conscientizar a sociedade sobre essa questão. De acordo com estimativas oficiais, a cada ano 250 mil pessoas em média desaparecem no país — desse número, cerca de 40 mil tem menos de 18 anos. Rodado em formato de curta-metragem com película de cinema, o vídeo mostra fotos de 50 casos reais de crianças e adolescentes desaparecidos.

Minha vida é você:

“Impressionando os anjos” é o nome da nova música de trabalho do cantor e compositor Gustavo Mioto. Extremamente romântica, o single conta uma incrível história de amor emocionante. O clipe contou com a participação dos atores Murilo Rosa e Cris Carniato, além do próprio cantor que interpreta a música. A composição da faixa é do Gustavo Mioto, em parceria com Theo Andrade. A produção musical ficou a cargo de Neto Schaefer.

Impressionando os anjos:

João Alyson & Adriano divulgaram um novo single, acompanhado de um emocionante clipe. Trata-se da inédita “Play do início”, uma vaneira romântica. A composição da faixa é de Murilo Huff, Everton Matos, Ray Antonio, Lara Menezes, Gustavo Martins e Day de Oliveira. O clipe aborda uma história bem interessante. João Alyson & Adriano não apenas lançaram uma ótima canção, como aproveitaram o uso das imagens para passar uma boa mensagem.

A dupla faz uma campanha que incentiva a adoção de crianças que foram deixadas por seus pais biológicos. Ao fim do vídeo, alguns depoimentos reais (gravados na cidade de Londrina/PR) de pessoas que foram adotadas no passado, e graças aos bons corações, que os acolheram, hoje vivem uma vida digna. A direção do clipe é de Maurício Falchetti.

Play do início:

O clipe da música “Eu, você, o mar e ela”, além de mostrar um lado mais maduro de Luan Santana, também destaca a sensualidade dele ao interpretar a canção e atuar ao lado da modelo Gabriele Marinho. A faixa é assinada pelo próprio Luan Santana, em parceria com Dudu Borges e Douglas Cesar. A direção do clipe é de Fernando Grostein Andrade. As filmagens, que foram realizadas nas cidades de Ilha Bela/SP e São Paulo/SP, contaram com 60 profissionais, câmeras subaquáticas, dois mergulhadores profissionais e um mês de expediente – da pré-produção à finalização.

Eu, você, o mar e ela:

Fernando & Sorocaba lançaram o clipe da canção “Te cuido em silêncio”. Com direção de Matt Underwood, e produção local de Jeff Catton, o clipe foi inteiramente gravado nos Estados Unidos. As imagens foram feitas na cidade de Nashville, no Tennessee, e intercalam cenas da dupla cantando ao pôr do sol no campo, com a história de um homem que sofre com a ausência da sua paixão de infância. A fotografia do clipe é única e também mostra Fernando & Sorocaba cantando debaixo de forte chuva, uma visão literária da canção.

“Te cuido em silêncio” é uma composição do Sorocaba, em parceria com o cantor Luan Santana e Marco Carvalho. Essa é a primeira vez que a dupla grava um clipe fora do país, e a escolha do local foi proposital, Nashville é um lugar que respira música e tem forte influência do country americano, assim como a dupla Fernando & Sorocaba.

Te cuido em silêncio:

Surpreendente. Talvez, seja a palavra que melhor defina o clipe da música “Fedendo pecado”, de Jeann & Julio, que chega para marcar o início das comemorações de 10 anos de carreira da dupla. A produção musical ficou a cargo de Flávio Guedes. O single é uma composição do Julio. O clipe teve a direção de Jacques Junior, da Jacques Video, com roteiro do Gustavo Dena. No clipe, a história de um casal que tem uma filha. A trama trás uma mulher que se aventura em outro relacionamento, e depois, fica reservada o surpreendente desfecho entre pai, mãe e filha.

Fedendo pecado:

Sinésio & Henrique divulgaram o clipe da música “Você mudou demais”. A romântica canção é a terceira faixa divulgada do terceiro CD da dupla. A canção é uma composição de Marco Aurélio, Adriana e João Haroldo. Com 11 faixas, o álbum contou com a produção musical de Ivan Miyazato, em parceria com Marco Aurélio e Ademar B. Estevam.

O clipe mostra o drama do homem que não notou o tempo passar e agora vive uma saudade. Imerso em lembranças e se martirizando pelo que já viveu e perdeu com o tempo, o vídeo reserva uma boa surpresa para o final. A pergunta que fica como mensagem é “você mudou demais?”. O slogan faz parte da referência que o vídeo traz sobre as mudanças que os anos proporcionam.

Você mudou demais:

“Rosa amarela”, da cantora e compositora Paula Mattos, está no primeiro DVD da cantora, “Paula Mattos Acústico”. A faixa é uma composição da própria Paula Mattos, em parceria com Marco Aurélio. A canção veio acompanhada de um clipe cheio de história. O trabalho foi pensado em cima de um tema que não deveria mais existir, mas, infelizmente, ainda está presente muito na sociedade, o preconceito.

No roteiro, idealizado por Camila Boleli e pelo diretor Felipe Sassi, o amor aparece em todas as suas formas mais bonitas, afinal a artista mesmo exigiu colocar este sentimento como protagonista do trabalho. Pra ela, o amor é a maior fonte de inspiração em sua vida, e nesta canção não foi diferente, o sentimento veio para quebrar preconceitos e ser personagem principal, como sempre é em sua vida. No clipe tem casos de racismo, homossexualidade, relacionamentos entre diferentes idades e exclusão social.

Rosa amarela:

A música “Maquiagem borrada”, do cantor Zé Felipe, faz parte do álbum intitulado “Proibido é Mais Gostoso”. A faixa ganhou um clipe que conta a história de uma mulher que esconde uma vida paralela. Ela tem cinco minutos para decidir se fica com o homem ou se quer vê-lo partir para sempre. “Maquiagem borrada” é uma balada romântica que tem como compositores Henrique Batista, Ray Antonio, Dayane Camargo, Victor, Lara Menezes, Rafael Augusto, Alan Barros e Everton Matos. A produção musical ficou a cargo de Eduardo Pepato, e a direção de vídeo de Bruno Murtinho.

Maquiagem borrada:

O Grupo Tróia lançou o clipe da música “Teu sorriso”. A produção musical é do maestro Mister Jam, a direção de vídeo da Âncora Filmes e distribuído pela Yasmin Music Editora. O lançamento foi realizado com exclusividade pela plataforma de videostreaming premium Vevo, em parceria com a integradora de conteúdo Alumia Produções e a distribuidora global INgrooves Music Group. “Teu sorriso” é uma composição de Raynner Sousa, Murillo Santana e Gregory Castro. No vídeo, Hugo Henrique, Felipe, Michel e PH atuam e interpretam a canção em uma casa.

Teu sorriso:

“Piração” foi um dos grandes lançamentos da cantora e compositora Paula Fernandes. A canção mantém a linha romântica da artista, mas, em um compasso acelerado e animado. O clipe bem-humorado, que contou com direção de Conrado Almada, traz o mesmo tom de piração da música.

Filmado em vários planos sequenciais, dando uma ideia de continuidade, o curta brinca com o ambiente de um show de uma forma diferente, com a cantora interpretando alguns personagens como a produtora, camareira, dançarina, fã, garçonete e até mesmo uma piriguete. A ideia foi fugir um pouco do usual e trazer um clipe novo, divertido, para acompanhar a música. Foram aproximadamente 14h de gravação, além de todo planejamento e processo, que incluiu grande participação da cantora.

Piração:

De sua própria autoria, Eduardo Costa lançou a música “Pronto falei”. A faixa faz parte do álbum “Vivendo e Aprendendo”, lançado em 2015. A música ganhou um lindo clipe que teve a participação da atriz Juliana Knust. A direção de vídeo ficou a cargo de Hugo Pessoa.

Durante o clipe, que contou com uma grande produção e foi gravado em uma mansão na cidade de São Paulo/SP, o artista interpreta a música e atua com a atriz Juliana Knust, seu par romântico na trama. A música conta a história de um casal que termina um relacionamento conturbado e com uma final impressionante. O vídeo já superou a marca de 32 milhões de acessos, no Youtube.

Pronto falei:

“Naturalmente”, do cantor Loubet, faz parte do projeto acústico “FS Studio Sessions Loubet Vol. 01”, gravado nos estúdios da FS Produções Artísticas, em São Paulo/SP, e disponibilizado no canal oficial do cantor, no Youtube. O clipe, contou com a participação do ator Gabriel Azevedo, e das atrizes Mari Azevedo, Mariana Queiroz e Camila Mayrink.

“Naturalmente”, composta por Rafael Torres, Christyan Ribeiro e Ivo Mozart, traz no enredo a história de amor entre um pescador e uma menina da capital. A produção musical ficou a cargo de Ray Ferrari e Junior Braga. O clipe foi gravado na cidade de Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo, com a direção de Bruno Fioravanti.

Naturalmente:

Como românticos assumidos, Marcos & Belutti resolveram homenagear as mulheres de suas vidas no clipe da música “Romântico anônimo”, e preparam uma surpresa linda para a Lucilene Marchioto e para a Thaís Pacholek. Com direção de Alex Batista e roteiro de Fernando Hiro, o clipe é para deixar arrepiado do início ao fim e traz Marcos & Belutti fazendo várias surpresas para as mulheres de suas vidas. “Romântico anônimo” faz parte do álbum “Acústico Tão Feliz”, lançado em 2015. O clipe tem mais de 66 milhões de visualizações, no Youtube.

Romântico anônimo:

Diego Vivan
Diego Vivan
Assessor de Imprensa – Diego Vivan www.estrategicassessoria.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *