Há dez anos chegava ao fim a dupla Sandy & Junior

Foram 17 anos de carreira. Entre trabalhos de estúdio e ao vivo, são 18 álbuns registrados em CD ou DVD. Em quase duas décadas, estima-se que foram vendidos mais de 20 milhões de discos. Sandy & Junior escreveram uma bonita carreira musical, trajetória que chegou ao fim, em abril de 2007, levando às lagrimas milhões de fãs por todo o Brasil. Filhos do cantor Xororó, os irmãos tiveram grande influência musical da família para iniciar a carreira no ano de 1990. Sucesso nos anos 1970 de seus avós, a dupla Zé do Rancho & Mariazinha, a música “Maria Chiquinha” foi o primeiro hit da dupla.

A dupla iniciou a carreira artística bem cedo. Quando começaram a cantar, Sandy tinha apenas sete anos, e Junior seis. Até por nascerem de uma família com vários artistas sertanejos, Sandy & Junior cresceram com esse rótulo. Porém, com o tempo, a dupla passou a apresentar uma influência da música pop. O álbum “Dig-Dig-Joy”, gravado em 1996, marcou a transição dos irmãos da infância para a adolescência. Com o CD e DVD “Era Uma Vez – Ao Vivo”, gravado em 1998, a dupla ganhou grande destaque no mercado musical.

Porém, o auge veio ano seguinte, com o lançamento do álbum “As Quatro Estações”, rendendo para os irmãos, o disco de diamante duplo, certificado pela ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos). Neste trabalho, destacaram sucessos como “Imortal”, “Olha o que o amor me faz” e “As quatro estações”, sendo as duas últimas composições da própria Sandy. No ano de 2001, Sandy & Junior se apresentaram para 250 mil pessoas na terceira edição do festival Rock In Rio. No mesmo ano, os irmãos fizeram um show, na cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba, para um público de 1.2 milhão.

Em 2002, a dupla mostra toda a sua versatilidade musical ao interpretar canções internacionais, quando lança um álbum Internacional, em vários países europeus e latinos. No mesmo ano, a dupla reuniu um público de 70 mil pessoas para um show no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro/RJ, apresentação esta que originou o CD e DVD “Ao Vivo no Maracanã”. Em 2006, gravaram o disco “Sandy & Junior”. Este trabalho foi indicado ao Grammy Latino, na categoria “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro”. O ano de 2006, já evidenciava que o fim da dupla poderia estar perto. Alguns projetos paralelos de Sandy e de Junior começaram a ganhar vida.

Sandy ganhou destaque como atriz, primeiro com um papel no Sítio do Picapau Amarelo, da Rede Globo, ao interpretar a personagem Fada Felícia, em dois episódios. Participou do seriado “A Diarista”, também da Rede Globo, interpretando ela mesma. Sandy fez um show com o pianista Marcelo Bratke, parceria que rendeu o show “Voz e Piano”, que foi o especial de fim de ano da “TV Cultura”. A banda de Junior, Soul Funk, comemorou dois anos e foi feita uma festa no “Na Mata Café”, em São Paulo/SP, para celebrar a ocasião.

Durante entrevista coletiva, no dia 17 de abril, de 2007, Sandy & Junior anunciaram a separação. Em junho do mesmo ano, gravaram o CD e DVD “Acústico MTV”, o último da dupla. No mesmo ano, saíram em turnê pelo país, que se encerrou no dia 18 de dezembro, em São Paulo/SP, totalizando cerca de 40 shows. A partir de então, ambos seguiram na música, com projetos solo.

Olha o que o amor me faz:

Sandy & Junior iniciaram a carreira em uma época que o objetivo de muitos artistas era apenas de cantar, realizar o trabalho, sem criar polêmicas ou ficarem famosos. Ficar famoso era apenas uma consequência e não um objetivo. E, essa é uma das razões que a dupla serve como referência para muitos artistas, e até hoje permanece ativa na memória das pessoas.

Como diz a própria letra de “Quatro estações”, escrita por Sandy, o amor é imortal… E, o amor dos fãs pela dupla, mesmo após dez anos do término, tem se mostrado que é imortal. “Só não cai o meu amor, pois, não tem jeito, não, é imortal…”.

Diego Vivan
Diego Vivan
Assessor de Imprensa – Diego Vivan www.estrategicassessoria.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *