Não foi apenas os shows que atraíram um grande público nos quatro primeiros dias da 74ª Festa do Figo e 29ª Expogoiaba da cidade de Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Gastronomia, artesanato, exposições, parque de diversão entre outras atrações também chamaram a atenção da população que compareceu em peso no evento, que começou na última sexta-feira (17) e vai até o dia 02 de fevereiro. 69 mil pessoas estiveram presentes no primeiro final de semana da festa. O evento, que acontece no Parque Monsenhor Bruno Nardini, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Valinhos, e tem a realização da Organização Estrela, uma das maiores empresas de entretenimento do Estado de São Paulo.
Na abertura da 74ª Festa do Figo e 29ª Expogoiaba, sexta-feira (17), o grupo de pagode Sorriso Maroto agitou a galera presente com um grande show. Zé Neto & Cristiano cantaram grandes sucessos da carreira no sábado (18). No mesmo dia também subiram ao palco a dupla Bruno César & Rodrigo. No domingo (19), Luan Pereira colocou o público presente para cantar e dançar. Na segunda-feira (20), Dia de São Sebastião – Padroeiro da cidade de Valinhos – a atração Divertida Mente encerrou o primeiro final de semana de festa com uma linda e irreverente apresentação para toda a família.
SHOWS
A segunda semana de shows da 74ª Festa do Figo e 29ª Expogoiaba começa na próxima sexta-feira (24), com o grande fenômeno do momento da música sertaneja, a cantora Simone Mendes. Luiz Miguel & Daniel também se apresentam no mesmo dia. No sábado (25), João Bosco & Vinícius comandam o público presente. No domingo (26), a Turma do Pagode se apresenta pelo terceiro ano consecutivo na festa.
A última semana de festa inicia no dia 31 de janeiro com o show da banda de rock Os Paralamas do Sucesso. No dia 01 de fevereiro a festa fica por conta dos cantores Pablo e Jobson Souza. E encerrando o evento, o cantor Dino Fonseca trará releituras de grandes canções do rock. Além dos shows do palco principal, outros palcos espalhados pelo recinto, como a Tenda do Rock, terão artistas regionais se apresentando, fomentando a cultura local e ampliando o repertório oferecido.
TOMBO DA POLENTA E PISA DE UVA
As tradições italianas mais aguardadas são o Tombo da Polenta, que representa a fartura da família reunida em torno da mesa, e a Pisa da Uva, um método tradicional na fabricação de vinho. Os rituais acontecem aos domingos, em parceria entre a Associação Italiana da cidade e a paróquia São Cristóvão.
A Pisa da Uva acontece às 13h, tanto a corte da festa, quanto os presentes são convidados a participar, pisando nas uvas em grandes tinas de madeira. Já o tombo será às 14h, com cerca de 300 quilos de polenta cozida num caldeirão constantemente mexido. Ao final, a iguaria é servida no restaurante da paróquia. Ambas atrações são regadas a muita cantoria e dança.
GASTRONOMIA
Na festividade também tem uma vasta culinária para todos os gostos. Com vários restaurantes, bares, espaços gastronômicos e outros, os turistas e visitantes podem escolher entre massas, pratos feitos (com arroz e feijão), lanches variados e petiscos. As bebidas vão das conhecidas, como cerveja, água, refrigerantes, às típicas, como os shakes de figo e goiaba no estande do Fundo Social de Solidariedade (FSS), além de muitas guloseimas, como compostas de figo, docinhos, sorvete e outros. Este ano há várias novidades no setor de alimentos e bebidas.
AGROTURISMO E CITY TOUR
A proposta dos passeios de Agroturismo e City Tour é levar a vivência da vida rural. Realizados sempre aos sábados e domingos, os roteiros de cada um serão acompanhados por guias da Associação Amigos do Vali.
Ambos passeios custarão R$ 30,00 e as saídas serão do Portão 7 do recinto do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, podendo ser adquirido na hora os ingressos nos guichês. O passeio do Agroturismo será realizado entre 9h e 16h, com duração em média de até duas horas. Já o City Tour tem saídas às 10h, às 13h e às 15h, com duração de uma hora.
O Agroturismo inclui visitação às plantações de figo e carambola da Chácara São Luiz, Adega do Tio Mário e Camping Macuco. Já o City Tour prevê passeio pelos principais pontos da cidade, parada na famosa Casinha do Figo com Chocolate e Ponto de Vendas de produtos locais, incluindo o mel no Apiário Barduch, a Vinícola Villa Tordin, além de pontos turísticos.
ARTESANATO
Na festa é possível adquirir o artesanato local no pavilhão da Associação do Clube de Mães da cidade. Há uma infinidade de opções, como toalhas, guardanapos e outros, muitos pintados à mão ou adornados com crochê e bordados.
O espaço da Cantina também serve massas e comida caseira, com pratos feitos, normalmente com arroz, feijão, farofa, uma carne a preços bastante acessíveis, além de doces típicos. Este ano, o grupo terá duas novidades gastronômicas com uso do figo e goiaba, ainda não divulgados.
INGRESSOS
Estão disponíveis para o público quatro tipos de ingressos: Pista, Área Vip, Open Bar e Camarotes corporativos e individuais. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site da Tycket https://www.tycket.com.br/, ou na bilheteria do local. O evento terá entrada franca, todos os dias, até às 17h. Após esse horário, haverá cobrança de ingresso para os dias 17, 18, e 24 de janeiro. Para os setores Área Vip, Open Bar e Camarote Corporativo e Individual, terão vendas de ingressos todos os dias. Às sextas-feiras os portões abrem às 17h e aos sábados e domingos às 10h.
FESTA
A Festa do Figo é comemorada todos os anos desde 1939. Conhecida nacionalmente como “Capital do Figo Roxo”, Valinhos realiza há décadas a tradicional festa. O evento conta com exposição e venda de frutas, praça de alimentação, shows, e claro, muitas comidas típicas. A festa teve sua primeira edição em 1939 e foi constituída para juntar recursos financeiros para a construção da Igreja Matriz de São Sebastião (padroeiro da cidade). O principal incentivador do festejo foi o então jovem e recém-chegado padre Bruno Nardini.
Uma das criações dele foi o Festival da Colheita, para a população comprar muitas frutas, entre elas o figo roxo. A fruta que dá o nome à festa veio através de um imigrante italiano chamado Lino Busatto. Ele chegou em Valinhos e implantou, na década de 1910, a criação do figo roxo. Na mesma época foi iniciada a produção da fruta em larga escala por diversos produtores da região.
SHOWS
24/01 – Simone Mendes e Luiz Miguel & Daniel
25/01 – João Bosco & Vinícius (entrada franca pista)
26/01 – Turma do Pagode (entrada franca pista)
31/01 – Os Paralamas do Sucesso (entrada franca pista)
01/02 – Pablo e Jobson Souza (entrada franca pista)
02/02 – Dino Fonseca (entrada franca pista)
74ª FESTA DO FIGO E 29ª EXPOGOIABA Data: 17 de janeiro a 02 de fevereiro
Local: Parque Monsenhor Bruno Nardini - Rua Dom João VI, 82 - Jardim Planalto – Valinhos/SP.
Mais informações: https://www.instagram.com/festadofigo_valinhos/